Trancrição em eucariotos

TRANSCRIÇÃO EM EUCARIOTOS

A transcrição em eucariotos é catalisada em três enzimas:
  • RNA polimerase I (localizada no nucléolo e produz o rRNA);
  • RNA polimerase II ( produz o mRNA);
  • RNA polimerase III (produz o tRNA e o rRNA 5S)


Existem para as três polimerases, promotores e terminadores que regulam a velocidade da transcrição, que são diferentes para estas três enzimas.
Algumas proteínas, fatores de transcrição, que auxiliam a interação da RNA polimerase com o DNA, e são divididas em dois grupos:
  • Fatores gerais (comuns a todos os genes), os necessários para a iniciação da transcrição, os que participam do processo de elongação do RNA
  • Fatores específicos ( regulam genes específicos), os que ajudam na formação do complexo de pré-iniciação, mas podem não ser necessários após a iniciação da transcrição.
Os ribossomos de eucariotos contém 4 rRNAs (18S, 28S, 5.8S, 5S).
Os três primeiros são transcritos como uma única unidade de transcrição, na forma de um pré-rRNA, por ação da RNA polimerase I.
Em todas as células eucarióticas, a unidade de transcrição do pré- rRNA é maior que a soma dos rRNAs.
Para a transcrição correta dos genes e rRNA, a RNA polimerase I necessita de dois fatores proteicos, que se ligam ao DNA, o fator B e o fator S.
O fator B liga-se ao DNA, com muito mais eficiência, em presença do fator S, eles se ligam ao DNA cerca de 150 nucleotídeos antes do ponto de iniciação, e só então a RNA polimerase I liga-se, começando a transcrição. 
A transcrição termina quando a RNA polímerase III encontra uma sequência de resíduos de nucleotídeos timina.
O Rrna 5S não sofre processamento.
Os tRNAs são sintetizados como precursores que são modificados, o pré-RNA sofre:
  • Splicing e remoção das sequências intercaladas;
  • Remoção de três nucleotídeos da extremidade 3’ e adição da sequência CCA;
  • Adição dos grupos metil e isopentenil .
Todos os genes analisados, que são ativamente transcritos, tem uma sequência altamente conservada, chamada de “TATA box”, localizada a 15-35 pares de bases antes do início da transcrição.
Não existe nenhuma sequência para caracterizar o ponto de terminação, após a transcrição, vários grupos metil são adicionados a resíduos de adenina localizados em exons. Talvez a metilação desempenhe um papel de proteção na porção do transcrito a ser preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário